Recordista de indicações na história para uma produção de comédia ou musical no Globo de Ouro, “Emilia Pérez” se credenciou definitivamente na noite deste domingo rumo ao Oscar. Quatro vitórias, incluindo, Melhor Atriz Coadjuvante para Zoe Saldaña. Tão importante quanto isso superar rivais pesados em uma categoria bastante disputada, entre eles, “Anora”, o ganhador de Cannes, e a sensação “A Substância”. O musical francês pode repetir o feito de “Parasita” na Academia.
O site Cine Set fez uma reportagem especial mostrando todos os vencedores. Confira como foi.
“O Brutalista” pode ser considerado um dos filmes que mais forte sai do Globo de Ouro 2025: Melhor Filme de Drama, Direção e Ator de Drama. Viu o principal rival da categoria – “Conclave” – levar apenas Roteiro, categoria até previsível. O grande mistério é como uma obra com quase quatro horas de duração irá ressoar com um corpo de votantes tão amplo, mas, o tradicionalismo e a ousadia técnica são fatores que beneficiam o longa do Brady Corbet.
Vitória importante de Adrien Brody em uma categoria bastante embolada. O astro de “O Brutalista” carrega um filme de 3h30 recordando um pouco do que fizera em “O Pianista” até então o maior trabalho da carreira dele. Ralph Fiennes, claro, pode crescer com “Conclave” e a narrativa de que chegou a hora dele ganhar e ainda há Timothée Chalamet subindo com “Um Completo Desconhecido”. Neste momento, porém, Brody mostra força para chegar até o Oscar e vencer pela segunda vez.
🇧🇷 O cinema brasileiro nunca precisou de qualquer prêmio – Oscar, Palma, Leão ou Urso de Ouro – para ser grande, mas, que vitória FANTÁSTICA de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025. Não há parâmetros para esta conquista visto que é a competição envolvida estrelas mundialmente conhecidas do naipe de Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson. É a história de um período trágico do Brasil que jamais pode voltar e imortalizado em um filme tão importante como “Ainda Estou Aqui”. Que os detratores do cinema nacional se calem por um bom tempo.
🎥 Em uma categoria de diretores não muito habituados à temporada de premiações, a vitória ficou com o diretor do filme mais desafiador do ponto de vista técnico. Brady Corbet sai na frente de Jacques Audiard e Sean Baker, que devem ser seus principais adversários rumo ao Oscar.
🗺️ Pode uma animação da Letônia superar duas superproduções de Hollywood? O Globo de Ouro 2025 mostrou que sim e concede a “Flow” uma conquista realmente inesperada, especialmente, com “Divertida Mente 2” e “Robô Selvagem” na categoria. Quem sabe a surpresa chega no Oscar também?
🎭 Sebastian Stan leva o prêmio muito mais pelo grande ano, a ponto de conseguir duas indicações ao Globo de Ouro, e pela concorrência mais tranquila. O desafio dele é conseguir superar Daniel Craig, de “Queer”, pela última vaga de Melhor Ator. A vitória neste domingo serve para ajudar nisso.
💉 Há um carinho grande em torno de Demi Moore: “A Substância” pode ser pesadão, mas, o modo cirúrgico como aborda a pressão estética contra as mulheres toca em algo profundo e sentido por todas. Vencer uma categoria tão pesada, superando Karla Sofia Gascón e Mikey Madison, mais o discurso emocionante praticamente a garantem no Oscar.
🎖️ Simplesmente impossível tirar a vitória de Zoe Saldaña nesta temporada. Fora o prestígio na indústria de sobra por estrelar hits das bilheterias – Avatar e Guardiões da Galáxia -, a estrela é o ponto alto do elenco de “Emilia Pérez”, tanto que poderia estar em Melhor Atriz facilmente. Caminha para uma vitória tranquila até o Oscar 2025 de Melhor Atriz Coadjuvante.
🔼 Kieran Culkin começou a temporada vencendo os prêmios da crítica no mês de dezembro e, agora, com o Globo de Ouro, dá um passo para dominar Melhor Ator Coadjuvante. Deve ser também uma forma de prestigiar “A Verdadeira Dor” na temporada. Por fim, que grande fase do Kieran: segundo ano consecutivo premiado no evento – ano passado, ganhou por “Succession”.
📝 Vitória de “Conclave” em Melhor Roteiro foi bastante conservadora diante das opções indicadas, entre elas, “A Substância”. A receita de adaptar um best-seller com uma grande quantidade de personagens importantes, um tema importante e a reviravolta simbólica no final colocam a produção bem em Roteiro Adaptado no Oscar 2025.
🇫🇷 Não tem como: “Emilia Pérez” é o novo “A Vida é Bela”. O candidato francês deve levar todos os prêmios de Filme Internacional. A disputa principal dele será em Melhor Filme ao lado de “Anora”, “O Brutalista” e “Conclave”. Resta ao Brasil lutar pela vaga no Oscar, o que já seria uma conquista gigantesca para “Ainda Estou Aqui”.
PRÊMIOS DE TELEVISÃO
Fonte: Cine Set