A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta para o aumento de casos de viroses respiratórias em Manaus durante o período chuvoso, principalmente nos meses de abril e maio, e recomenda evitar lugares com aglomeração, tendo em vista a fácil transmissão dos vírus de pessoa a pessoa. O órgão registra a circulação dos vírus Influenza B e o Vírus Sincicial Respiratório, principalmente nas crianças menores de dois anos, que podem evoluir com quadros graves de insuficiência respiratória.
De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é um quadro de gripe com complicações, principalmente pulmonares, que apresenta alguns sinais e sintomas que devem despertar o alerta dos pais.
“Normalmente, o quadro de gripe dura em média de 10 a 15 dias, com febre, dores de garganta e cabeça e tosse com secreção, mas se a criança apresentar dificuldades para respirar, a atenção médica precisa ser imediata, e os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima antes do agravamento do quadro clínico”, explica o infectologista.
“Cuidados especiais devem ser tomados com crianças menores de dois anos de idade, em particular, com os bebês prematuros e aquelas que apresentam doenças crônicas, como doenças pulmonares, cardíacas, neurológicas, e outras, ao serem diagnosticadas com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, alerta o diretor.