A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu em flagrante dois indivíduos, de idades não informadas, e apreendeu três adolescentes por envolvimento no furto de 13 computadores de uma escola estadual situada na zona leste de Manaus. A ação policial ocorreu na terça-feira (21/03). O sistema de segurança da escola foi determinante para a atuação policial e recuperação dos equipamentos.
De acordo com o delegado Torquato Mozer, titular da unidade policial, o crime ocorreu na manhã de terça-feira, antes da instituição de ensino iniciar as atividades escolares. Três dos detidos são alunos da unidade escolar.
“Os infratores quebraram as câmeras de segurança do local, para dificultar a identificação deles. Assim que tomamos conhecimento do fato, iniciamos as diligências e solicitamos apoio do Centro de Operações de Segurança Escolar (Cose) e do Sistema Escolar Integrado de Vigilância do Amazonas (Seivam). Os sistemas foram essenciais para localizar os infratores, bem como, recuperar os equipamentos em poucas horas”, disse.
Segundo o delegado, a partir das investigações, foi possível chegar à localização dos indivíduos e encontrá-los em posse dos materiais eletrônicos, que estavam escondidos dentro de sacos com farinha, para dificultar a localização.
“Ao todo, dois indivíduos adultos e três adolescentes participaram da ação delituosa. Dois adolescentes e um indivíduo são estudantes da instituição onde ocorreu o furto, um adolescente é estudante de outro colégio estadual, e um indivíduo foi quem guardou os objetos furtados”, explicou.
Procedimentos
Os presos responderão por furto qualificado em concurso com corrupção de menores e ficarão à disposição da Justiça.
Os adolescentes apreendidos responderão por ato infracional análogo ao crime de furto qualificado e serão encaminhados para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), para os procedimentos cabíveis.