O guaraná do Amazonas está disponível nos bares, restaurantes e prateleiras dos supermercados de todo o país, através dos refrigerantes da Coca-Cola, como a Fanta Guaraná, por exemplo, o novo sabor da segunda maior marca de refrigerante da Coca-Cola Brasil, a Fanta Guaraná, que chegou ao mercado em junho de 2017.
Por conta disso, a Coca-Cola Brasil receberá, pelo segundo ano consecutivo, a certificação de que o guaraná utilizado em cinco bebidas de seu portfólio à base dessa fruta tão brasileira – entre elas, Fanta Guaraná – é 100% do Amazonas. A certificação é concedida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), uma instituição que é referência em serviços ligados à rastreabilidade e boas práticas em cadeias agropecuárias tropicais.
“E com essa credencial de o guaraná ser 100% do Amazonas, o que faz uma diferença enorme do ponto de vista de sustentabilidade e da história, pois trata-se de uma região extremamente rica em fauna e flora, importantíssima para o país e o mundo”, afirma Cristina Ferrari, gerente responsável por Fanta.
Ainda de acordo com a companhia, grande parte das sementes vem de pequenos produtores do estado do Amazonas, mapeados pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola(Imaflora ).
Para obter produto de origem 100% do Amazonas, a Coca-Cola Brasil incentiva a agricultura familiar e o plantio sustentável. Em 2016, a empresa implantou um sistema de rastreabilidade para a cadeia de fornecimento de guaraná proveniente do Estado do Amazonas.
Assim, é possível identificar os produtores, os volumes produzidos de semente torradas e o controle dos embarques realizados em cada município fornecedor, evitando riscos de que exista adição de guaraná proveniente de outras regiões do Brasil.