Ir para o conteúdo

Hemoam pede suspensão de cirurgias eletivas que precisam de transfusão

De acordo com ofício, a medida foi tomada devido a falta de insumos para a realização dos testes de triagem sorológica nas bolsas de sangue

Um ofício foi emitido pelo órgão e direcionado aos hospitais públicos e particulares

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), responsável por distribuir componentes sanguíneos para unidades de saúde na capital e interior, determinou a suspensão de cirurgias eletivas que precisam de transfusão de sangue no estado. Um ofício foi emitido pelo órgão e direcionado aos hospitais públicos e particulares, nesta terça-feira (11). As informações são do G1 Amazonas.

De acordo com o documento, assinado pela diretora-presidente do Hemoam, Maria do Perpétuo Socorro Sampaio Carvalho, a medida foi tomada devido a falta de insumos para a realização dos testes de triagem sorológica nas bolsas de sangue que estão em estoque.

A recomendação do Hemoam é que as transfusões sejam indicadas apenas em casos de extrema urgência.

Enquanto aguarda a liberação dos kits sorológicos para realização dos testes, o órgão informou que vai utilizar apenas o estoque atual e solicitar o retorno das bolsas de sangue dos hospitais que tenham um estoque excedente.

Em nota, a SES-AM ‌‌informou que a iniciativa da Fundação Hospitalar de Hematologia do Amazonas (FHemoam) de solicitar a suspensão de cirurgias na rede estadual de saúde por falta de bolsas para coleta de sangue, tratou-se de uma iniciativa isolada da direção da unidade, sem que a questão tenha sido discutida com a secretaria, que também não tinha conhecimento sobre a falta do material.

A SES-AM também esclarece que a questão já foi solucionada e que não haverá suspensão de cirurgias nas unidades do estado.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes