A Prefeitura de Manaus deu início ao Julho Amarelo, uma campanha de conscientização das hepatites virais. A Organização Mundial da Saúde – OMS, tornou o dia 28 de julho, o Dia Mundial de combate às Hepatites Virais.
Só em Manaus, 100 casos de hepatite já foram diagnosticados esse ano. A Hepatite é uma inflamação no fígado e pode ser causada por vírus (tipos A, B, C, D e E). Os tipos B, C e D são os mais graves, pois, a transmissão pode acontecer por relação sexual sem proteção, transfusão sanguínea ou compartilhamento de agulhas ou alicates.
Como a Prefeitura de Manaus tem o compromisso com uma saúde pública de qualidade, essa campanha de conscientização torna-se uma ferramenta importante para informar e incentivar a população para que busque ajuda e prevenção. Por isso, durante todo o mês de julho, serão intensificados nas UBS os serviços de consulta, teste rápido e vacinação. É extremamente necessário que todas as três doses da vacina sejam tomadas. As vacinas estarão em mais de 150 unidades durante todo o ano. Além disso, preservativos também estarão disponíveis.
A Hepatite é uma doença silenciosa e não produz sintomas no início. Ou seja, sem ao menos saber, você pode ter contraído. Apenas quando já está avançada é que aparecem os principais sintomas como a febre, as náuseas, o vômito, a diarreia e dependendo do comprometimento do fígado, os olhos amarelados. Em seu pior estado, pode gerar uma cirrose hepática ou até mesmo, câncer.
Para saber mais, você pode se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde – UBS e procurar mais informações.
Participe dessa corrente do bem pela saúde. Participe do Julho Amarelo!