Após uma operação conjunta da Polícia Civil para combater o tráfico na fronteira do Amazonas com outros países, um homem identificado como David Patrício Macário, 48, foi preso em flagrante com 500 quilos de maconha tipo skunk. Segundo a polícia a droga é proveniente de um carregamento vindo da Colômbia e estava escondida em uma área de mata.
De acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor Denarc, a operação “Rio Içá” foi deflagrada durante 10 dias pelos rios da região de Santo Antônio do Içá, para coibir tráfico na região da fronteira do Brasil com a Colômbia. Segundo Mavignier, as investigações do departamento apontavam que um grande carregamento de drogas estava sendo transportada pelo rio, de origem colombiana.
As equipes se deslocaram para o local, onde inicialmente foram apreendidos 200 kg de drogas na noite de sexta-feira (27), posteriormente durante a operação foi apreendido ainda, 300 kg no domingo (29), totalizando 500 quilos de maconha skunk.
A operação foi realizada por equipes do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), em ação conjunta com servidores da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Polícia Civil da 53ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) da cidade de Santo Antônio do Içá (distante 880 quilômetros de Manaus) e policiais militares lotados naquele município.
Após o término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, foi levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona Sul.