Um homem de 29 anos foi preso em flagrante nesta sexta-feira (4) no bairro São José 2, zona leste de Manaus, após a Polícia Militar localizar um celular com restrição de roubo em sua banca de comércio. No local, outros quatro aparelhos sem origem comprovada também foram apreendidos.
A ação foi realizada por policiais da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), com apoio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), da Polícia Civil. De acordo com o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do NIRC, os agentes chegaram ao local após receberem informações sobre a localização de um celular roubado, que estava sendo rastreado.
“Por meio do localizador do aparelho, os policiais identificaram a banca do suspeito. Durante a abordagem, encontraram cinco celulares, sendo um deles com registro de roubo. Os demais não tinham comprovação de procedência”, explicou o delegado.
O suspeito foi conduzido ao NIRC, onde teve a prisão em flagrante lavrada pelo crime de receptação qualificada. Após os procedimentos da polícia judiciária, ele será encaminhado para audiência de custódia.
O delegado reforçou que a população deve evitar a compra de celulares sem nota fiscal ou procedência clara. “Além de alimentar o mercado ilegal, quem compra esses produtos pode responder criminalmente”, alertou Hitotuzi.
As investigações seguem para apurar a origem dos demais aparelhos e identificar outras possíveis vítimas.