Ir para o conteúdo

Hospitais do AM são contemplados em projeto do Ministério da Saúde para reestruturação

Os hospitais selecionados vão receber consultoria para aprimorar processos assistenciais, administrativos e gerenciais

Em todo o país, 143 hospitais públicos foram escolhidos para integrar o programa

Cinco unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) foram selecionadas para integrar o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP). O projeto é do Ministério da Saúde e prevê a implementação de ferramentas para aprimorar os processos assistenciais, administrativos e gerenciais das unidades, a partir de consultoria com especialistas de hospitais de referência nacional. A iniciativa será executada através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Em todo o país, 143 hospitais públicos foram escolhidos para integrar o programa no triênio 2024-2026. Da SES-AM, foram contemplados os hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto e Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, a Maternidade Ana Braga e as fundações Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV). Também foi contemplado o Hospital Regional Dr. Jofre de Matos Cohen, de Parintins (a 369 quilômetros da capital), administrado pelo município.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Macsoud, explicou que as consultorias serão realizadas por profissionais dos hospitais Alemão Oswaldo Cruz, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês, referências nacionais em modelos de gestão hospitalar. “Nossas equipes vão receber treinamentos e acompanhamento contínuo dos consultores, por um período de até 15 meses, com foco na avaliação e monitoramento dos processos. A ideia é alcançar a padronização da rotina, reduzir custos, minimizar riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores do setor e, assim, fortalecer o gerenciamento de recursos humanos e materiais nas unidades de saúde”, salientou a secretária da SES-AM.

Próximas etapas

Com uma média de 10 mil atendimentos por mês na urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul da capital, é um dos contemplados pelo Ministério da Saúde. Em novembro, a unidade vai receber a visita dos especialistas do Hospital Sírio-Libanês (SP) para dar andamento à implantação do projeto que, no local, está em fase de planejamento.

“Estamos contentes com essa parceria, que vem somar num momento importante do hospital, que vem recebendo investimentos pesados do Governo do Estado em obras e equipamentos. É um desafio que envolve processos administrativos e estratégicos, tudo isso em prol de uma assistência de qualidade prestada à população”, afirmou a diretora da unidade, Ellen Gadelha.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes