Ir para o conteúdo
AmazonasufamTransHUGV

HUGV-Ufam realiza Jornada de cirurgias de modificações corporais em pessoas trans e intersexo no Amazonas

Cirurgiões plásticos, urologistas e médicos de diversas especialidades farão 24 cirurgias de modificações corporais em pacientes do Amazonas

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Rede Ebserh, vai realizar a “I Jornada multiprofissional de cirurgias de modificações corporais em pessoas trans e intersexo do Amazonas”, no período de 27 a 31 de agosto.

O evento, inédito na região, e com inscrições gratuitas, vai reunir especialistas de todo o país, cirurgiões plásticos, urologistas e médicos de diversas especialidades para proferirem palestras e realizar 24 cirurgias de modificações corporais em pacientes acompanhados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com equipes internas de urologia, ginecologia, mastologia e cirurgia plástica.

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, acontecem palestras e minicursos ministrados por convidados locais e externos, que irão abordar diversos aspectos sobre o tema. Já nos dias 29 e 30 ocorrem, simultaneamente, as cirurgias de modificações corporais em pessoas trans e intersexo previamente selecionadas e já em acompanhamento no serviço médico do HUGV-Ufam/Ebserh.

Entre os participantes estão os cirurgiões plásticos, Marcelo Sacramento Cunha, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos- (Hupes-UFBA/Ebserh) e professor adjunto da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e Rodrigo Itocazo Rocha, cirurgião plástico especializado em modificações corporais em pessoas trans e doutor em Cirurgia pela USP e os urologistas Ubirajara Barroso Jr. (professor livre docente de Urologia da UFBA e chefe do Serviço de Urologia do HUPES); Patric Machado Tavares do Hospital das Clínicas de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HC-UFRGS); José Murillo B. Neto (professor titular de Urologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Tiago Elias Rosito (professor adjunto da UFRGS).

Entre os palestrantes, estão o médico psiquiatra e autor do livro "Saúde LGBTQIA+: práticas de cuidado transdisciplinar", Saulo Vito Ciasca, (preceptor de residência médica em Psiquiatria da USP e coordenador da Área de Saúde da Aliança Nacional LGBTI+) e o médico endocrinologista, Magnus Régios Dias da Silva, doutor em Medicina pela UNIFESP, Associado Livre-Docente da Disciplina de Endocrinologia da UNIFESP e pesquisador especialista em Diferenças do Desenvolvimento do Sexo (DDS) e promoção de saúde para população Intersexo.

O objetivo do evento é promover conhecimento e visibilidade sobre transexualidade e intersexualidade, esclarecendo conceitos e criando pontes multiprofissionais para o cumprimento dos princípios da universalidade, integralidade e igualdade no âmbito do atendimento no serviço público.

De acordo com os organizadores, esse evento está sendo realizado para fazer uma série histórica, para troca de conhecimento e para preparar e habilitar o HUGV para ser um centro cirúrgico de cirurgias de modificação corporal para esse público intersexo e trans.

“Queremos habilitar o nosso serviço do HUGV a realizar esses procedimentos do processo transexualizador, por isso entendemos que é preciso estar preparado, capacitado e familiarizado com alguns conceitos, para que sejam evitadas falhas no processo de atendimento, além de obedecer a um dos princípios do SUS, que é o atendimento equânime a todos”, destaca médica mastologista, Conceição Crozoara, chefe da Divisão Médica do HUGV-Ufam/Ebserh e responsável técnica do evento.

As inscrições são gratuitas e estão abertas para médicos, residentes, equipe multiprofissional, servidores da Secretaria Estadual de Saúde e graduandos na área da saúde. Clique aqui para se inscrever.

Sobre a Rede Ebserh

O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

O QUÊ? HUGV realiza I Jornada multiprofissional de cirurgias de modificações corporais em pessoas trans e intersexo no Amazonas
QUEM? Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam/Ebserh)
QUANDO? 27 a 31 de agosto de 2024
ONDE? Manaus (AM)

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes