Alexandre da Silva Trindade, de 44 anos, ameaçou matar a própria mãe, Déia da Silva Trindade, de 67 anos, durante um surto psicótico, possivelmente causado por uso de entorpecentes. O caso aconteceu na rua Rio Uruçu, no Conjunto Colina do Aleixo, zona Leste de Manaus, na quinta-feira (29/5), e foi gravado por policiais. A matéria do TH.
A idosa relatou aos policiais da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) que o filho começou a quebrar objetos dentro de casa, gritando de forma descontrolada e dizendo que a mataria.
“Ele já tinha comportamentos agressivos antes, mas nunca tinha me ameaçado dessa forma. Foi aterrorizante”, afirmou a idosa.
Vídeos registrados pela equipe policial que atendeu à ocorrência, mostram o momento em que Alexandre arremessa uma televisão no chão, grita com a mãe e se recusa a se acalmar. As imagens, compartilhadas nas redes sociais, mostram o risco iminente à vida da idosa.
Após minutos de negociações, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) acionou mais equipes e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o local. Os policiais conseguiram imobilizar Alexandre, utilizando técnicas de contenção moderadas para evitar ferimentos.
O homem foi encaminhado para o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, onde recebeu atendimento psiquiátrico emergencial. De acordo com a mãe, o filho não fazia tratamento médico regular e vivia em situação de vulnerabilidade psicológica, agravada pelo uso de drogas.
O caso foi registrado pelas forças de segurança como ocorrência de violência doméstica com agravante de risco psiquiátrico, e deve ser acompanhado pelas autoridades e serviço social. A mãe do agressor, apesar do susto, não ficou ferida, mas está sendo orientada a buscar medidas protetivas e apoio psicológico.