Ouso do Gás Natural Veicular (GNV) é considerado seguro, desde que todas as exigências técnicas e legais sejam rigorosamente cumpridas. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reforça o alerta aos motoristas sobre os riscos associados a instalações e manutenções irregulares, além da importância das inspeções obrigatórias e do reteste dos cilindros a cada cinco anos.
Segundo o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, João Nery, acidentes envolvendo veículos movidos a GNV, como explosões e incêndios, estão frequentemente associados ao descumprimento das normas. Entre os principais fatores estão a instalação do sistema em oficinas não autorizadas e a ausência das inspeções anuais de segurança veicular.
A regulamentação do Inmetro estabelece critérios técnicos e administrativos que abrangem desde a certificação compulsória de componentes do sistema de GNV até a atuação de instaladores registrados e de Organismos de Inspeção Acreditados, responsáveis por verificar se o veículo está apto a circular. Após a instalação ou a requalificação do sistema, é obrigatória a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), documento exigido para o licenciamento do veículo.
Além de colocar vidas em risco, a não realização das inspeções pode resultar em infrações graves previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com aplicação de multa, pontos na carteira de habilitação e até retenção do veículo.
O que o motorista precisa fazer para usar GNV com segurança
- Instalar o sistema somente em oficinas registradas
- Realizar a inspeção de segurança veicular todos os anos, em Organismos de Inspeção Acreditados pelo Inmetro
- Fazer o reteste (requalificação) do cilindro a cada cinco anos
- Exigir a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) após a instalação ou requalificação
- Utilizar apenas componentes certificados e evitar qualquer tipo de adaptação irregular
- Desconfiar de preços muito abaixo do mercado, que podem indicar serviços clandestinos
Entre os principais riscos do uso irregular do GNV estão explosões durante o abastecimento, vazamentos de gás, incêndios e perdas patrimoniais. Diante disso, o Inmetro orienta que os motoristas procurem instaladores registrados e cumpram rigorosamente o calendário das inspeções de segurança veicular.
Denuncie irregularidades
Caso identifique irregularidades, o cidadão pode denunciar à Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818, ligação gratuita, exclusiva para telefone fixo, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 16 h 30 min, exceto feriados, ou pelo site oficial do Instituto.