Mais eficiência e agilidade em suas atividades de regulação, fiscalização e desenvolvimento tecnológico. Com esse propósito, após mais 10 anos sem concursos públicos, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) deu posse simbólica aos 100 novos servidores, nesta terça-feira (07/10), em solenidade no Campus de Tecnologia e Inovação, em Xerém, no Rio de Janeiro.
O presidente Márcio André Oliveira Brito destacou a celeridade do processo. Os aprovados foram convocados dentro do prazo de dois anos previsto na Constituição Federal, após o cumprimento das etapas administrativas e da confirmação da disponibilidade orçamentária e financeira.
"Se vocês estavam ansiosos para iniciar o trabalho no Inmetro, nós também estávamos muito ansiosos em recebê-los. No Inmetro nós temos muita oportunidade para crescer e eu sou uma prova disso. Quero desejar as boas-vindas e dizer que é uma honra recebê-los. Quero dizer que essa conquista foi construída por meio de várias mãos, tivemos muito apoio da Asmetro e grupo dos nossos servidores. Sabemos que o número de vagas ainda não é o suficiente, mas é um primeiro passo para atingir a meta que necessitamos. O Inmetro é um gigante, um transatlântico", disse.
Por meio de vídeo, o vice-presidente da República Geraldo Alckmin enviou uma mensagem especial aos novos servidores. Alckmin também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pasta à qual o Inmetro está vinculado.

"É com grande alegria que transmito um fraterno abraço a vocês. Por meio do presidente Márcio, parabenizo os novos servidores do Inmetro, essa valorosa instituição que completou 50 anos de serviços públicos prestados a nossas empresas e nossos consumidores, garantindo segurança e eficiência de produtos e processos no nosso país", destacou.
Do total de empossados, 40 são analistas executivos em metrologia e qualidade e 60 são pesquisadores-tecnologistas — ambos os cargos destinados a profissionais com nível superior.
Novas nomeações
Além dos 100 servidores aprovados, o Instituto convocou outros 25 candidatos que estavam no cadastro de reserva. Eles serão alocados nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo Alckmin, com essas novas nomeações, "o Inmetro irá reduzir o tempo de análise de processos, reduzir custos e fazer as empresas chegarem ainda mais longe".
Já o presidente da autarquia ressaltou que o reforço no quadro de pessoal é essencial para acompanhar as novas demandas tecnológicas e regulatórias: "O Inmetro vive um momento de modernização e expansão de suas frentes de atuação. Esse reforço nos permitirá avançar com mais agilidade em projetos estratégicos, em benefício direto da sociedade e do setor produtivo brasileiro”, completou.

Expectativa
Para os novos servidores, a expectativa é grande. A empossada Monizzi Couto Lima, que vai exercer o cargo de pesquisadora-tecnologista, reforçou o compromisso da entidade: "É uma honra integrar o Inmetro e poder contribuir para a qualidade e segurança dos produtos e serviços do Brasil", ressaltou.
Com essa ampliação do quadro de pessoal, o Inmetro reforça seu papel estratégico na regulação, fiscalização e desenvolvimento tecnológico, garantindo mais eficiência e agilidade em suas atividades em todo o país.