nstituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) segue ampliando sua presença internacional e firmando parcerias estratégicas para preparar o Brasil para as novas tecnologias do setor automotivo. Nesta sexta-feira (26), o presidente da autarquia, Márcio André Oliveira Brito, acompanhado de uma comitiva, participou de visita técnica à fabricante de automóveis GAC Motor, em Guangzhou, na China, com o objetivo de aprofundar a cooperação em mobilidade inteligente e transição energética no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre as instituições.
A agenda segue até este sábado (27) e inclui apresentações sobre pesquisa, desenvolvimento e testes de veículos autônomos, motores a hidrogênio, motores flex e flex-híbridos adaptados ao mercado brasileiro, cálculo de autonomia de veículos elétricos e regulamentação de baterias. Também haverá sessões de intercâmbio técnico entre as equipes e um encontro específico sobre o setor energético.
“Estamos vivendo um momento ímpar no Inmetro, com a oportunidade de contribuir para a regulamentação de veículos autônomos, baterias e infraestrutura de recarga no Brasil, afirmou Márcio André. "A parceria com a GAC nos traz conhecimento de ponta e reforça o compromisso do governo em oferecer soluções seguras e inovadoras para os consumidores”, completou.
Cooperação técnica e regulatória

Durante o encontro, a GAC destacou seus mais de 70 anos de experiência na indústria automotiva e três décadas de parcerias estratégicas com Toyota e Honda. A empresa apresentou seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias próprias, reforçando que o Brasil é considerado um mercado prioritário e que já há um projeto avançado para instalação de fábrica no país.
“Queremos que o Inmetro continue sendo um parceiro estratégico, contribuindo para a desburocratização de processos e para a introdução segura de novas tecnologias no mercado brasileiro”, afirmou Wayne Wei, presidente da GAC International.
Comitiva e participação

A comitiva brasileira contou com a presença do presidente do Inmetro, Márcio André; do coordenador-geral de Articulação Internacional, Paulo Roque Martins Silva; da coordenadora-geral de Comunicação Social e Relações Institucionais, Alícia Bentes; e do chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória da Diretoria de Avaliação da Conformidade, Hércules Souza.
A delegação chinesa foi composta por Wayne Wei, presidente da GAC International; Dexter Lin, vice-presidente; Soren Zhou, diretor de Produto; Alex Zhou, CEO da GAC Brasil; Oscar Chen, gerente sênior; Laura Hou, gerente regional; além de diretores de pesquisa e desenvolvimento da U-Power Energy e da GAC Energy. Também participaram Laís Solano, cônsul de comércio, e Tammy Wang, oficial de promoção comercial do Consulado-Geral do Brasil em Guangzhou.
Próximos passos

A expectativa é que os trabalhos avancem no aprofundamento da colaboração tecnológica em baterias e infraestrutura de recarga para veículos elétricos e autônomos, favorecendo a produção local e a atração de investimentos estratégicos para o Brasil.
Sobre a GAC
A Guangzhou Automobile Group (GAC) é uma das maiores fabricantes de automóveis da China, produzindo veículos sob suas próprias marcas, como Trumpchi, Aion e Hyptec, além de fabricar carros para marcas estrangeiras, como a Toyota e a Honda. A fabricante tem como meta expandir sua presença global e já está presente em mercados na Europa, Ásia, África e América Latina, incluindo o Brasil, onde chegou em maio de 2025 com cinco modelos de carros.