A primeira edição do Olhar do Norte Lab vai selecionar seis projetos de curta-metragem e dois de longa-metragem, todos de ficção e de pessoas residentes em Manaus. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis, conforme o regulamento, no site festivalolhardonorte.com, e encerram nesta segunda-feira (17/03).
A iniciativa, realizada pela Artrupe Produções Artísticas, tem a proposta de formação de público, qualificação de profissionais da área e o incentivo a novos realizadores na cidade. As atividades acontecem entre os meses de março e abril de 2025, em formato online, com duas horas cada, com consultorias individuais de dois roteiristas.
No dia 25 de abril está previsto um encontro presencial, das 8h às 17h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro. Os participantes podem contar ainda com assessorias de produção e direção de fotografia.
Os projetos de curta-metragem serão analisados e selecionados pelos membros da Artrupe, César Nogueira, Diego Bauer, Hamyle Nobre e Victor Kaleb. Os de longa-metragem serão analisados e selecionados por Guto Parente.
Béa Goes vai ministrar uma palestra no evento final, além de um curso da narratologia, estudo das narrativas de ficção, para cada selecionado.
Resultado
Os responsáveis serão notificados via e-mail pela organização do 1º Olhar do Norte Lab.
O laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, com foco em narrativas amazônicas, conta com o apoio de empresas e instituições para fortalecer, estimular e impulsionar os projetos participantes e embora não seja de caráter competitivo, vai contemplar, com um prêmio em dinheiro, um projeto de curta-metragem a ser selecionado no evento presencial, no dia 25 de abril.
O 1º Olhar do Norte Lab tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no Edital nº 004/2023 – Audiovisual – por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Prefeitura de Manaus através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Ministério da Cultura e Governo Federal.
Artrupe
Situada em Manaus, a Artrupe Produções atua no cenário audiovisual desde 2012, em realizações contínuas no segmento cultural.
Com 28 aprovações em editais públicos nas esferas municipal, estadual e federal, é realizadora da plataforma Olhar do Norte, que reúne um festival de cinema com seis edições e um cineclube.