O Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) repassou R$ 375 mil ao Governo do Estado. O valor é referente à primeira parcela dos recursos do PAC Seleções para a elaboração do projeto de restauro do Teatro Amazonas.
O investimento contempla a recuperação de elementos simbólicos do edifício histórico, como a cúpula revestida com cerâmicas esmaltadas e o pano de boca do palco, além de outras estruturas que integram o conjunto arquitetônico do teatro.
O anúncio foi feito pela superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, em vídeo publicado nas redes sociais para homenagear o teatro, que completou 129 anos de história na última quarta-feira, 31 de dezembro.
De acordo com Beatriz, o recurso foi transferido em abril. A elaboração do projeto é a etapa que antecede as obras de restauro, que deverão contemplar intervenções especializadas em conservação e recomposição dos elementos danificados pelo tempo.
A superintendente destacou ainda que, junto com o Theatro da Paz, em Belém (PA), o Teatro Amazonas é candidato a Patrimônio Mundial da Humanidade, processo conduzido pelo Iphan e que deve se estender até meados de 2026.
Tombado pelo Iphan desde 1966, o Teatro Amazonas é reconhecido como uma das maiores obras do Ciclo da Borracha e um dos monumentos mais admirados do Brasil.