O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) argumentou falta de aprovação prévia para intervenções na área de entorno do Teatro Amazonas, tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro, e pediu a paralisação da montagem da estrutura de Natal no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.
O projeto de ornamentação, incluindo a intervenção no entorno do Monumento de Abertura dos Portos, foi protocolado pelo Governo do Estado no dia 18 de novembro e encontra-se em análise técnica pelo Iphan, conforme os procedimentos e prazos previstos na Portaria nº 420/2010.
“O Instituto reafirma seu compromisso de atuar de forma técnica, preventiva e cooperativa com as instituições, de modo a conciliar a preservação do patrimônio cultural com o uso seguro e responsável dos espaços históricos”, informou, em nota.
A solicitação ocorreu no início da tarde deste domingo (23/11) após guindaste que erguia parte da árvore de Natal de 30 metros de altura tombar. Um operário morreu e outro ficou ferido.