A Âmbar Energia, braço do setor energético da holding J&F, assinou na noite de quinta-feira (10), o termo para assumir a distribuidora Amazonas Energia. O termo para a J&F assumir a Amazonas Energia foi assinado no último dia de validade da Medida Provisória (MP) 1.232 de 2024 que viabilizava a operação.
O negócio inclui aportes de R$ 6,5 bilhões pela J&F, mas também flexibilizações de obrigações de R$ 14 bilhões que vão gerar custos para consumidores de todo o Brasil.
Em nota à imprensa, nesta manhã, a Âmbar informou que o termo de transferência de controle da Amazonas Energia garante as condições previstas na MP, mas que será preciso efetivar todos os trâmites até o final do ano. As obrigações não podem ser assumidas sem as devidas garantias, e o grupo Oliveira segue no controle da distribuidora.
"O contrato assinado dá a segurança jurídica necessária ao negócio, uma vez que a Âmbar só assumirá a distribuidora caso a decisão judicial que determinou a assinatura do termo seja estabilizada até 31 de dezembro. A Âmbar espera que esse desfecho ocorra o quanto antes, permitindo a conclusão da operação e o foco absoluto na prestação de serviços de excelência para a população do Amazonas".