Para ampliar as ações de varredura vacinal contra o sarampo, a Prefeitura de Manaus irá instalar postos de vacinação em locais estratégicos no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. O público-alvo são pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos que não receberam a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba, nas varreduras de casa em casa realizada no bairro e que já atingiu 392 quarteirões. A nova estratégia também será ampliada para o bairro Cidade Nova, na zona Norte, onde também está ocorrendo varredura vacinal e que chegou a 296 quarteirões.
A ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h, com postos atendendo a população em locais como mercearias, residências e igrejas. Uma equipe de saúde fará a avaliação da situação vacinal e a recomendação é para que a população apresente, preferencialmente, o cartão de vacina e um documento de identidade.
A estratégia foi definida durante reunião de avaliação da segunda etapa do Plano de Intensificação Contra o Sarampo em Manaus, iniciado no dia 16 de julho, e que foi realizada na noite de quinta-feira, 26/7, com a presença de representantes da Semsa, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Durante o encontro, técnicos dos Distritos de Saúde (Disas) Leste, Oeste, Sul, Rural e Norte apresentaram uma avaliação das ações realizadas em cada zona de Manaus.
Outra estratégia a ser adotada é o reforço de equipes de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estão recebendo uma grande demanda. Vale destacar, que a prefeitura mantém dez UBSs funcionando em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e, aos sábados, das 8h às 12h, inclusive com vacinação, neste caso, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 11h.