O jornalista, quadrinista e roteirista amazonense Ademar Vieira teve uma de suas produções publicada nas redes sociais do candidato à presidência da república, Luiz Inácio Lula da Silva.
A publicação foi postada neste sábado, 29/10, na vésperas do segundo turno. O desenho foi feito a pedido de um amigo e baseada em uma foto feita durante a campanha de Lula, em 2006. "Eu fiz e postei marcando um dos perfis do Lula", lembrou.
A publicação foi feita com a autorização do cartunista, mas apesar de ter autorizado, ele acreditava que seriam postadas criações de vários outros artistas, em forma de carrossel. "Pensei que havia surgido artes mais importantes e não quiseram. Ontem à noite eu vi que postaram e vi que postaram somente a minha e isso me deixou mais lisonjeado, emocionado. Fiquei felizão", disse.
Ademar disse que várias pessoas enviaram mensagens parabenizando o jornalista e cartunista, mas lembrou que também recebeu algumas críticas dos opositores do candidato.
A história da foto
Everton Conceição Santos tinha apenas 7 anos quando foi ver o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurar casas populares em Lauro de Freitas (região metropolitana de Salvador), em 2006.
No meio da multidão, um vizinho o ergueu. Foi quando Everton se aproximou e tocou o rosto de Lula. O momento foi registrado pelo fotógrafo Ricardo Stuckert e rodou o mundo, simbolizando a ligação de Lula com o povo. Desde então, Everton é conhecido como Lulinha.
Fonte: Toda Hora/ Carla Albuquerque