O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, afirmou que a defesa do modelo econômico da Zona Franca de Manaus é o que garantirá a proteção da Amazônia, hoje protegida pelas Forças Armadas. “Esse é o modelo responsável pela manutenção da Amazônia”, disse o presidente para uma plateia de oficiais da Marinha, Exército e Aeronáutica, na manhã desta terça-feira (30), na sessão especial pelo Dia do Exército Brasileiro.
“Pedimos nesse momento essa união em defesa da Zona Franca de Manaus porque esse é o modelo responsável pela manutenção da Amazônia. Pela manutenção da nossa floresta. E se as Forças Armadas têm a árdua missão de defender nossas fronteiras e nossas florestas, se não tivermos nossas florestas, não vai ter o que defender. Estivemos aqui hoje exatamente pedindo isso e mostrando o quanto é importante divulgar esse sentimento para todo o país”, afirmou Josué Neto.
O presidente lembrou aos militares que o modelo Zona Franca de Manaus foi instituído no início dos anos 60 e que está sofrendo ataques visando minar e até acabar a sua competitividade no mercado.
“Estamos sofrendo ataques das classes econômicas de outros países e das indústrias do eixo Sul e Sudeste e por isso precisamos fazer esse espírito de defesa da Zona Franca ser forte e intenso e que não tenha nenhuma paralisação. Nada mais justo que contar com esses homens e mulheres levando esse sentimento para as Forças Armadas em todo o país”, declarou.