Ir para o conteúdo

Justiça autoriza volta de capivara para Autazes

Depois de uma fiscalização de uma equipe técnica de médicos veterinários, foi comprovado que o local não estava preparado para receber a capivara

Agenor Tupinambá terá a guarda da capivara, até o fim do processo - Foto: Reprodução

A deputada Joana Darc (UB) anunciou, durante a madrugada deste domingo (30), a decisão favorável para a liberação da capivara Filó, após o aceno positivo do juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, da 9ª Vara Federal Cível da SJAM. Depois de uma fiscalização de uma equipe técnica de médicos veterinários, foi comprovado que o local não estava preparado para receber a capivara. Com isso, Agenor Tupinambá terá a guarda da capivara, até o fim do processo, retornando com o animal para Autazes imediatamente.

De acordo com a parlamentar, a saída de Filó do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Cetas-Ibama) se deu devido a um documento comprovando várias irregularidades no ambiente em que o animal ficaria, e que a capivara mais amada do Brasil sairá pela manhã deste domingo por conta dos hábitos diurnos da espécie.

“Constatou-se que no momento da perícia, a capivara FILÓ encontrava-se em um espaço reduzido, no qual a impossibilita de pequenas corridas, local inapropriado para seu comportamento natural e conforto para descanso, ausência de superfície confortável, vez que no local do recinto o solo é recoberto de cimento, não havendo forragem ou terreno em condição natural", diz uma parte da decisão.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes