O ex-prefeito de Presidente Figueiredo (a 126 km de Manaus), Fernando Vieira, o Fernandão, foi condenado em mais de R$ 10 mil, por ter recebido doações irregulares durante a campanha para a prefeitura, em 2020. As contas de Fernandão foram reprovadas pela juíza eleitoral do município, Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho Starling, em sentença proferida nesta quinta-feira (21). Fernando Vieira concorreu à prefeitura do município, mas não foi eleito.
As irregularidades
Em seu relatório, a juíza Maria da Graça Starling apontou que, ao longo das investigações das contas de Fernando Vieira, registrou uma série de inconsistências. Ela aponta, por exemplo, que Vieira recebeu doações irregulares e deveria devolver o valor para os doadores. Não devolveu e ainda gastou o valor. Ferindo a transparência eleitoral.
Outra situação é que os dados declarados para a Justiça Eleitoral não batem com as informações da Receita Federal e, ainda, ele declarou que fez doações a outros candidatos da sua chapa, mas esses candidatos não têm registro de nada sobre receberem recursos de Vieira.
Mais de R$ 10 mil
Segundo a sentença judicial, Fernando Vieira tem cinco dias - a contar de ontem - para recolher o valor que deverá ter “atualização monetária e com juros moratórios” desde 2020 até a data em que a dívida for paga.
Confira a íntegra da decisão da juíza