Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) confirmou que Manoel Franco de Lima Neto, de 3 anos, foi estrangulado até a morte pelo próprio pai, Fernando Batista de Melo, de 48 anos, em uma quitinete na zona norte de Manaus. Fernando fugiu após o crime e está sendo procurado.
De acordo com o laudo, não houve facadas nem fratura de crânio, como havia sido informado inicialmente pela polícia. inicialmente nas primeiras versões divulgadas. Manoel foi morto na noite dessa quinta-feira (22/1) dentro do banheiro da residência localizada na rua Santo Inácio, no bairro Cidade de Deus.
Segundo a polícia, o crime teria sido motivado por vingança contra a ex-companheira, após ter sido cobrado a pensão alimentícia da criança. Investigações preliminares indicam que o pai e a mãe da criança haviam se separado recentemente.
Depois de uma discussão entre eles, Fernando teria levado a criança ao banheiro da residência e cometido o crime. Em seguida, ele fugiu em uma motocicleta. Equipes policiais seguem em buscas para localizá-lo.

A polícia classificou o fato como um homicídio com motivação aparentemente fútil.
Após o crime, um vídeo foi divulgado em que Fernando aparece ameaçando a ex-esposa com uma faca. Veja a gravação: