Ir para o conteúdo

Liceu de Artes celebra 27 anos com oficinas e atividades gratuitas em Manaus

Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre suas portas para receber o público de todas as idades

Foto: Divulgação

Em comemoração aos 27 anos de atuação do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, em Manaus, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza a primeira edição do projeto “Liceu de Portas Abertas”, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto de 2025.

Com mais de 60 atividades artísticas e formativas gratuitas, a programação tem como objetivo aproximar a comunidade da escola de artes, possibilitando a vivência em oficinas, aulas abertas, rodas de conversa e apresentações culturais nas áreas de música, dança, artes visuais e teatro, tanto de forma presencial quanto online.

Segundo o diretor do Liceu, Davi Nunes, essa é a primeira edição do projeto e deve atrair cerca de 3 mil pessoas. “É uma forma de divulgar as atividades do Liceu, mostrando sua importância no desenvolvimento do potencial artístico da população e oferecendo uma oportunidade real de acesso à arte para todas as idades”, destacou.

As atividades são abertas ao público a partir dos sete anos de idade, com opções específicas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O objetivo é permitir que mais pessoas vivenciem o ambiente artístico do Liceu e despertem o interesse por futuros cursos regulares.

Entre as ações previstas, estão: aulas abertas de violino, violão, teclado, canto, dança de salão e coral adulto; oficinas de desenho, croqui cenográfico, máscaras, manutenção de instrumentos e danças urbanas; mostras pedagógicas e ensaios abertos; rodas de conversa e experiências online (pocket shows) via Google Meet; espaços interativos como o "Mural de Artes" e apresentações como o Balé 50+.

Na abertura da programação, no dia 28 de julho, o público poderá participar de aulas abertas de violão e violino, iniciação à dança de salão, oficina de manutenção de instrumentos de cordas e aula coletiva de cordas. A programação também inclui mural de artes, pocket show de violino com aula interativa e noções de concepção cenográfica. A faixa etária das atividades varia de 13 a 49 anos, conforme a atividade.

As atividades acontecem em diversos polos do Liceu Cláudio Santoro em Manaus, com destaque para a sede principal no Sambódromo. A programação também ocorre nos polos Magdalena Arce Daou e Aníbal Beça, além dos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) – como o Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona norte. As atividades online serão realizadas via Google Meet.

O projeto “Liceu de Portas Abertas” é uma forma de celebrar a trajetória do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro como um dos principais centros de formação artística da região Norte, reconhecido por democratizar o acesso à cultura e fomentar novos talentos no Amazonas.

A programação completa está disponível nos perfis oficiais da Secretaria de Cultira (@culturadoam), do Liceu (@liceudoam), e no Portal da Cultura do Amazonas.

Matrículas 2025
Além de conhecer e participar das atividades, o público poderá se informar sobre o calendário e os cursos com vagas disponíveis para matrícula no segundo semestre de 2025, que ocorrerão nos dias 4 e 5 de agosto, exclusivamente pelo Portal da Cultura do Amazonas (cultura.am.gov.br).

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes