O deputado Luiz Castro (Rede) repudiou hoje 09/08, a doutrinação política e ideológica dentro do colégio Waldocke Lira, administrado pela Polícia Militar, onde um oficial procura incutir na cabeça dos alunos a figura do deputado federal Jair Bolsonaro como “salvação da nação”, conforme vídeo divulgado na Internet.
Da tribuna da Assembleia Legislativa, Luiz Castro disse que essa prática é ilegal, se aproxima do fascismo e tem que ser combatida. “A escola tem que proporcionar aos alunos uma formação cidadã, e não direcionada a um político como salvador da Pátria”, criticou Luiz Castro.
No vídeo divulgado nas redes sociais, os alunos organizados em fileiras, orientados pelo oficial convidam aos gritos, o deputado Bolsonaro para a formatura no colégio, repetindo frases que colocam o político como a salvação da nação.
Essa atitude, segundo Luiz Castro, se aproxima do fascismo a exemplo da prática de lavagem cerebral usada nas escolas da Alemanha nazista. “A educação no Brasil tem que ser laica e cidadã, sem o uso de doutrinamento político ilegal”, afirmou.
Para o deputado, a política deve ser debatida na escola, mas sem o doutrinamento, ou o direcionamento de ideias em defesa de um determinado político. “Não queremos para os nossos alunos, nem o fascismo de esquerda como ocorre na Venezuela, nem o fascismo de direita, da Itália de Mussolini”, declarou Castro.