Após Jair Bolsonaro (PL) se tornar réu por tentativa de golpe de Estado em decisão unânime pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Lula se pronunciou sobre o julgamento e mandou um recado ao ex-presidente, que segue dizendo ser "inocente".
"Penso que, se ele for culpado, ele tem que se contentar com a punição. Isso vale para todos os 213 milhões de habitantes. Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país", destacou Lula. "É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país, é visível por todas as provas que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente, para o assassinato do ex-presidente da Justiça Eleitoral Brasileira e todo mundo sabe o que aconteceu nesse país."
A declaração ocorreu no Japão, onde Lula amplia relações econômicas entre os dois países, como mostra essa matéria da Fórum. Segundo o presidente, ao pedir anistia, Bolsonaro estaria assumindo culpa pela tentativa de golpe. "Ele deveria provar a inocência dele, porque ele não precisava pedir anistia. Prova que é inocente e vai ficar livre e acabou. Eu só espero, só espero que a Justiça faça justiça. Se nos autos do processo ele for inocente, que seja inocentado."
"Se ele for culpado, que seja punido. Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado, é um golpe de Estado que está sendo julgado. É a conduta desse cidadão que está sendo julgada", completou o presidente.
Assista
De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro tinha conhecimento e acompanhou de perto a evolução do plano "Punhal Verde Amarelo", cujo objetivo seria assassinar o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Lula, além do ministro Alexandre de Moraes, que presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na época. O ex-presidente também tinha pleno conhecimento da tentativa de golpe, como apontou o relatório apresentado em fevereiro deste ano.
BOLSONARO | "Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado. É um golpe de Estado que está sendo julgado", afirmou à imprensa o presidente @LulaOficial, no Japão, quando perguntado sobre o ex-presidente ter virado réu por tentativa de golpe de Estado. pic.twitter.com/fTPL0eDHs4
— CanalGov (@canalgov) March 27, 2025