Ir para o conteúdo

Lula sanciona lei que proíbe uso de ‘todes' no governo

Segundo a lei nº 15.263, a administração pública não poderá "usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa" na redação de textos

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que proíbe o uso de linguagem neutra na elaboração de textos de órgãos e entidades da administração pública de todos os entes federativos.

O dispositivo se encontra na lei nº 15.263, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples para o governo. A nova legislação foi publicada na edição de segunda-feira (17) do Diário Oficial da União.

Segundo o artigo 5º da lei, a administração pública não poderá "usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa" na redação de textos dirigidos aos cidadãos.

Entre os objetivos da Política Nacional de Linguagem Simples estão o de garantir o uso pela administração pública da linguagem simples, possibilitar que os cidadãos consigam encontrar, entender e usar as informações publicadas pelos órgãos e entidades da administração pública, e reduzir a necessidade de intermediários na comunicação entre o poder público e o cidadão.

A chamada linguagem neutra consiste, basicamente, na adaptação do gênero em palavras. Ao invés de dizer "todos", por exemplo, poderia ser utilizado "todes" ou "todxs".

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes