Ir para o conteúdo

Mais de 1,5 mil militares das Forças Armadas vão atuar no segundo turno em Manaus

O objetivo da operação é dar segurança a 229 locais de votação na capital do Amazonas

A operação é realizada em cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

A partir deste sábado, 1.570 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira estarão atuando na Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) em Manaus. A informação foi divulgada pelo Comando Conjunto Amazônia 2024.

A operação incluirá a utilização de 119 viaturas, 7 embarcações e 1 aeronave que darão apoio e suporte durante a operação em 229 locais de votação. O objetivo é assegurar que todos os eleitores e eleitoras, incluindo os que moram em comunidades rurais, possam exercer seu direito ao voto.

Ativado através da Portaria do Ministério da Defesa nº 4462, de 18 de setembro de 2024, o Comando Conjunto Amazônia 2024 reúne as Forças Armadas para implementar o plano operacional das eleições.

A operação é realizada em cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), conforme a Constituição Federal e o Decreto Nº 12.167, de 6 de setembro de 2024, que autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e apuração das eleições.

No primeiro turno mais de 5.600 militares das Forças Armadas atuaram na Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) em 63 municípios da Amazônia Ocidental.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes