Manaus já conta com 249.606 famílias beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que concede até 100% de desconto na conta de energia para consumidores de baixa renda. A medida entrou em vigor em julho e já garante faturas zeradas para quem consome até 80 kWh por mês.
Esse número representa quase todo o universo de beneficiados no estado — que soma 260,7 mil unidades consumidoras e cerca de 912 mil pessoas beneficiadas no Amazonas. Ou seja, a maioria dos contemplados está concentrada na capital.
A Tarifa Social alcança famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário‑mínimo, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), indígenas, quilombolas e famílias com pessoas que dependem de equipamentos médicos ligados à energia elétrica.
A gerente de Atendimento da Amazonas Energia, Kelliane Vieira, destacou o caráter social da iniciativa. “A Tarifa Social é um instrumento fundamental de justiça social. Estamos atuando de forma intensa para que os consumidores em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao desconto e consigam manter o consumo de energia de forma digna e segura", explicou
O benefício é aplicado automaticamente para quem já está com o cadastro atualizado no CadÚnico. Para quem ainda não é cadastrado, o atendimento pode ser feito pelos canais digitais da Amazonas Energia, como WhatsApp e o telefone 0800 301 3001, além das lojas de atendimento e dos pontos comunitários — em bairros, igrejas e escolas.
Com a mudança já em vigor desde julho, centenas de milhares de famílias manauaras passaram a sentir no bolso o impacto direto: a conta de luz chegou zerada.

Governo Lula
A nova Tarifa Social faz parte do programa Luz do Povo, lançado pelo governo Lula em julho de 2025, que reestruturou e ampliou o benefício para famílias de baixa renda em todo o país. Ao assinar a Medida Provisória que reformula o setor elétrico, Lula afirmou que o projeto visa reduzir as desigualdades sociais.
“O que nós queremos é o seguinte: fazer com que a energia elétrica chegue mais acessível, mais barata para as pessoas que moram nas residências. O cidadão que tem uma pequena loja, que tem um pequeno negócio, os nossos companheiros que são empreendedores individuais, que às vezes abrem uma portinha para vender alguma coisa, que ele receba a energia mais barata do que está recebendo hoje”, disse Lula.
A medida já é sucesso em todo o Brasil
🚨 ATENÇÃO: população beneficiária do Bolsa Família comemora isenção da conta de energia: "obrigado Lulinha!"
— Análise Política 2 (@analise2025) August 21, 2025
Aprovação de Lula entre beneficiários do Bolsa Família deu um salto de 10 pontos percentuais após o início da medida, na nova pesquisa Quaest de agosto, chegando a 60%. pic.twitter.com/LvDmrErKJ1
Como fazer?
Quem já está cadastrado não precisa entrar em contato pelos canais digitais ou ir às lojas de atendimento, a atualização ocorre de forma automática, e quem ainda não e cadastrado e deseja se cadastrar na tarifa deve apresentar os seguintes documentos:
- CPF e documento de identificação com foto;
- RANI, no caso de indígena que não possua RG e CPF;
- NIS (Número de Identificação Social);
- NB (Número do benefício de Prestação Continuada – BPC);
- Código Único da unidade consumidora.