Duas das maiores e mais tradicionais bandas de Carnaval de Rua de Manaus ocuparam as ruas do Centro da cidade no sábado magro de Carnaval, 03/02. A Banda Independente da Confraria do Armando (Bica) e a Banda da Difusora reuniram milhares de foliões na rua 10 de julho e na avenida Eduardo Ribeiro. Segundo a Policia Militar, até às 19h, mais de 65 mil pessoas participaram dos eventos.
O diretor-presidente da Fundanção Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, esteve presente nas bandas do Centro. “A Prefeitura de Manaus, por meio do prefeito Arthur Virgilio Neto, implementou essa política de fomento ao Carnaval por entender a importância dessa manifestação cultural genuinamente brasileira. Ao todo são 100 bandas, em todas as zonas da cidade, que recebem apoio por meio do edital lançado pela Manauscult, que é democrático. É uma grande satisfação fazer parte desse momento. Acreditamos numa Manaus cada vez mais bonita e a gente precisa cada vez mais valorizar a nossa cultura popular”, destacou o presidente.
Na Banda da Bica, tradicionalmente, o carnaval iniciou dentro do Bar do Armando, por volta das 15h. Em seguida, o som dos tamborins aqueceu os foliões para a aparesentação da bateria da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, a banda Couro Velho, formada por músicos da Escola de Samba Vitória Régia, Cauxi Eletrizado, Banda do Adal e Orquestra do Galo de Manaus.
“Este ano a Banda da Bica trouxe a Velha Guarda da Reino Unido, a banda Couro Velho da Praça 14 e, de estrutura, resgatamos a área vip, não mais restrita à diretoria”, destacou a organizadora da banda Ana Cláudia Soeiro.
Brincante da Bica, o industriário Gilmar Paes resumiu a festa em tradição, sucesso e alegria. “A organização sempre me chamou a atenção. A proteção ao redor do Teatro Amazonas para que não danifique o patrimônio e a área VIP para pessoas que precisam de mais privacidades, como idosos e pessoas com deficiência. Minhas palavras sobre a Bica sempre serão tradição, sucesso e alegria”, comentou.
Difusora
Na avenida Eduardo Ribeiro, a festa não foi diferente na Banda da Difusora. A mistura de ritmos musical comandou a festa que também contou com shows das bandas Frutos do Pagode, Amazon Beat, Marrakash e os Embaixadores.
André Anzoategui, um dos organizadores do evento, destacou que são 23 anos de banda defendendo a proposta “Difusora só da bola pra você” e mais uma vez foi um grande sucesso em sete horas de festa.