Uma ação conjunta da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) com servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb-PMAM), deflagrou na madrugada de sexta-feira (22), por volta de meia-noite e meia, a operação “Defeso”, no Terminal Pesqueiro de Manaus, no bairro Educandos, zona sul.
Durante a ação, as equipes apreenderam 965 quilos de pirarucu e 24 quilos de tambaqui, que estavam sendo transportados ilegalmente. Um homem de 58 anos, funcionário da embarcação onde estava armazenada a mercadoria, foi detido e indiciado por crime ambiental.
Conforme a delegada Carla Biaggi, titular da Dema, durante a operação foram fiscalizadas embarcações que transportam o pescado que é comercializado nas feiras de Manaus, bem como averiguadas a origem e a legalidade dos peixes, as guias de transporte e comercialização, além da verificação da venda proibida de carne oriunda de caça de animais silvestres. A ação contou ainda com a presença de uma perita criminal, do Instituto de Criminalística, além do reforço operacional de integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), a equipe de elite da Polícia Civil do Estado.
Ao longo da operação, o representante da Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal da Agricultura no Amazonas do Mapa, Vinícius Lopes, destacou que os trabalhos em torno da operação foram desenvolvidos em parceria com diversos órgãos, que entenderam a necessidade de promover algumas ações no Terminal Pesqueiro de Manaus, com o foco na repressão da prática de crimes ambientais envolvendo o pescado ou em período de defeso ou sem a documentação necessária para fins de trânsito e comercialização.