Uma exposição sobre Manaus está sendo preparara para ser instalada na Câmara dos Deputadoscomo parte das comemorações relativas aos 350 anos da cidade. O evento, que está previsto para ocorrer em novembro desse ano, é uma realização do presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM) e conta com a parceria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult).
O Espaço Mário Covas, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados, receberá a exposição no período de 25 a 29 de novembro de 2019. O local é administrado pelo Centro Cultura da Casa, que organiza atividades periódicas no parlamento, tanto propostas por deputados federais quanto por demandas externas.
De acordo com o presidente da Cdeics, Bosco Saraiva, a proposta de realização da exposição é apresentar Manaus como destino turístico na Amazônia. “Temos uma cidade fortemente industrializada e tecnológica no meio da floresta amazônica que, somada à nossa diversidade cultural e gastronômica, proporciona uma experiência única aos visitantes, a exemplo do que ocorreu durante a Copa do Mundo”, explica.
Durante o campeonato mundial, realizado em 2014 no Brasil e do qual Manaus foi uma das cidades-sede, foi eleita pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) como o melhor destino para os torcedores.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a realização da exposição no Congresso Nacional encerra o ano de comemorações pelos 350 anos de fundação da cidade dando também visibilidade à Zona Franca de Manaus, parte da formação da identidade do manauara.
“Manaus mantém essa singularidade de prédios históricos, de uma cultura completamente plural, feita a partir das miscigenações que ocorreram em vários ciclos econômicos e que culminam com a instalação da ZFM, responsável, principalmente, pela manutenção de boa parte da cobertura florestal em relação a outros estados da Amazônia. Temos essa combinação de história e natureza, que se traduz nos costumes, nas manifestações artísticas, nos sabores únicos que muito nos orgulha nestes 350 anos”, ressalta o secretário.