Ir para o conteúdo

Manaus Airport reforça campanha contra o tráfico humano

Segundo estimativas da ONU, mais de 50 milhões de pessoas são vítimas de tráfico humano no mundo

Campanha de combate ao tráfico humano é promovida pela Prefeitura de Manaus – Foto: Divulgação

O Manaus Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, assumiu papel central na campanha de “Combate ao Tráfico Humano – Edição 2025”, promovida pela Prefeitura Municipal. Ao lado de mais de 40 instituições públicas e da sociedade civil, o aeroporto integra a rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas no estado e reforçou as ações, nesta semana, para sensibilizar passageiros e colaboradores.

A campanha, organizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), teve início na última segunda-feira (28/07), com mensagens de alerta em painéis e totens eletrônicos, além de ações de sensibilização e panfletagem com informações sobre um dos crimes mais silenciosos e preocupantes no mundo inteiro.

O gerente de operações do Manaus Airport, Overlach Campos, destaca: “O aeroporto tem colaborado intensamente para apoiar a rede de proteção do Amazonas nesse esforço coletivo para combater esse crime. Atuamos diariamente para apoiar as forças de segurança e os órgãos de proteção social no acolhimento e na identificação de possíveis vítimas. Garantir a segurança da comunidade aeroportuária é um compromisso que nos guia em todos os aeroportos da VINCI Airports pelo mundo. Acreditamos que esse trabalho é fundamental para proteger pessoas vulneráveis.”

Além da campanha estadual, a VINCI Airports apoia também a campanha Coração Azul, da ONU, dedicada ao mesmo tema. No Aeroporto de Manaus, as ações de sensibilização são constantes. O terminal conta com um posto humanizado do Governo do Estado, localizado no terceiro andar do terminal de passageiros, onde pessoas em situação de risco podem receber orientação e atendimento imediato.

Segundo estimativas da ONU, mais de 50 milhões de pessoas são vítimas de tráfico humano no mundo, a maioria mulheres, para fins de exploração sexual ou trabalho forçado.

O tráfico de pessoas consiste no agenciamento, aliciamento, recrutamento, transporte, transferência, compra, alojamento ou acolhimento de pessoa mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso, com a finalidade de: remoção de órgãos, tecidos ou partes do corpo; trabalho em condições análogas à escravidão; servidão; adoção ilegal ou exploração sexual.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes