A cidade de Manaus (AM) recebeu o segundo maior número de venezuelanos que foram deslocados voluntariamente pela Operação Acolhida, iniciada em 2018. Ao todo, 5.331 cidadãos do país vizinho foram interiorizados para a cidade, ficando atrás apenas de Curitiba (PR), com 5.601 indivíduos.
Em todo o estado do Amazonas, o número total de venezuelanos interiorizados chega a 5.379. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Cidadania.
A Operação Acolhida tem o objetivo de oferecer assistência emergencial a imigrantes venezuelanos que entram no Brasil em situação de vulnerabilidade. Acompanha o imigrante desde sua entrada no país com ações em 3 eixos: 1) Ordenamento da fronteira, no qual promove-se a triagem, a regularização documental migratória e a imunização; 2) Acolhimento, no qual se oferece abrigo ou alojamento temporário, cobrindo-se necessidades básicas, como; alimentação, saúde e higiene pessoal e 3) Interiorização, na qual promove-se o deslocamento voluntário de imigrantes que chegam ao Brasil por Roraima para outras Unidades da Federação.
NÚMEROS NACIONAIS
Com a atuação da Operação Acolhida, o Brasil já atingiu a marca de 87.582 venezuelanos interiorizados em 896 municípios, desde o início dos trabalhos, em abril de 2018.
A Região Sul foi a que mais recebeu e acolheu imigrantes venezuelanos interiorizados. Santa Catarina é o estado que recebeu o maior fluxo, com 16.985 venezuelanos acolhidos, seguido pelo Paraná, que recebeu 15.261 pessoas, e o Rio Grande do Sul, com 13.324 imigrantes.
Depois de Curitiba (PR) e Manaus (AM), as cidades que mais receberam cidadãos da Venezuela, desde o início da interiorização, foram: São Paulo (SP) com 4.480 cidadãos venezuelanos; Dourados (MS) com 3.513 imigrantes; e Chapecó (SC) com 3.337 venezuelanos acolhidos.
O Ministério da Cidadania coordena o Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização, responsável pelos critérios e procedimento para o processo de deslocamento voluntário dos imigrantes venezuelanos da cidade fronteiriça de Pacaraima (RR) e da capital Boa Vista (RR) para outros estados brasileiros.