Ir para o conteúdo

Manaus no circuito nacional do filme ‘O Agente Secreto’

Sessão lança o Festival Olhar do Norte 2025 nesta terça-feira (16/9), no Kinoplex Amazonas Shopping

Foto: Divulgação

O longa-metragem “O Agente Secreto”, com direção de Kleber Mendonça Filho, chega a Manaus nesta terça-feira (16/9), para o lançamento do  Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.  A sessão acontece às 20h30, no Kinoplex Amazonas Shopping, na avenida Djalma Batista, 482, Chapada.

Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, vivido por Wagner Moura, é um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

No elenco também estão nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Thomás Aquino, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Hermila Guedes, Robério Diógenes e Geane Albuquerque.

A história em sequência a uma bem-sucedida trajetória por importantes festivais de cinema do mundo foi vencedora no Festival de Cannes, na França, com os prêmios de “Melhor Direção” para Kleber Mendonça Filho e “Melhor Ator” para Wagner Moura e o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d'Art et d'Essai).

Manaus compõe o circuito de sessões públicas no Brasil, que iniciou no dia 10 de setembro, nos cinemas São Luiz e Teatro Parque, no Recife. A capital do Amazonas é a terceira cidade a receber o filme que abriu o Festival de Brasília na sexta-feira (12/9). Em seguida estão confirmados Maranhão na Tela no dia 18 de setembro, CineBH em 23 de setembro, Cine Ceará em 14 de setembro e Festival do Rio, ainda sem data definida.

“O Agente Secreto” chega oficialmente aos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro e tem estreia confirmada em mais de 90 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente.

Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.  Nos Estados Unidos, o filme chega ao circuito comercial de Nova Iorque no dia 26 de novembro, ampliando para as salas de Los Angeles em 5 de dezembro.

Internacional
No dia 19 de outubro, Walter Salles, vencedor do Oscar com “Ainda Estou Aqui”, apresenta “O Agente Secreto” na abertura do Bravo Film Festival, seguido por debate com o diretor Kleber Mendonça Filho e com a  produtora Emilie Lesclaux.

O filme chega também ao AFI Latin American Film Festival (de 18 de setembro a 6 de outubro), nos EUA, e cumpre uma extensa agenda de eventos audiovisuais: 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (de 19 a 27 de setembro), na Espanha, 34º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (de 20 a 26 de setembro), na França, e 23º Festival de Morelia (de 10 a 19 de outubro), no México.

O longa-metragem foi selecionado para o Beyond Fest (de 25 de setembro a 9 de outubro), em Los Angeles; para o 63º Festival de Cinema de Nova Iorque (de 26 de setembro a 13 de outubro); e BFI London Film Festival (de 8 a 19 de outubro, reunindo o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos). O cronograma traz ainda Wagner Moura como homenageado no Festival de Zurique, na Suíça.

“O Agente Secreto” já circulou pelo Festival de Cinema de Sydney, na Austrália; Festival Cinéma Paradiso Louvre, na França; Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia; Festival de Cine de Lima - PUCP, no Peru, onde recebeu os prêmios de “Melhor Filme do Júri Oficial” e “Melhor Filme” pela crítica internacional (FIPRESCI); Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia; Festival Internacional de Cinema de Melbourne; e Festival de Cinema de Telluride.

A produção é assinada por Emilie Lesclaux,  é uma coprodução com a CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha), e conta com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes. Internacionalmente, será lançado pela NEON (EUA e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).

Olhar do Norte
Referência no Norte do País, o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é realizado pela Artrupe Produções, formada por Diego Bauer, César Nogueira, Hamyle Nobre e Victor Kaleb, em parceria com o Cine Set e a Itaú Cultural Play e apoio da Atelo, Amazonas Shopping e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Em 2025, o festival recebeu 832 filmes inscritos para as mostras competitivas Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico, além da mostra não-competitiva Olhinho.

Em seis edições, o Olhar do Norte já alcançou 5.200 pessoas presencialmente e 9.000 on-line, além de exibições de mais de 220 curtas em quatro mostras: Amazônia, Olhar Panorâmico, Olhinho e Outros Nortes, 14 longas convidados, 15 rodas de conversa, 20 sessões de debates, 14 oficinas formativas e 10 masterclasses.

O Olhar do Norte tem outras iniciativas, como o Olhar do Norte Lab, para capacitação de projetos audiovisuais e profissionais da área em Manaus, e o Cineclube Olhar do Norte, com foco na formação de público e o incentivo a novos realizadores.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes