Ir para o conteúdo

Manaus registra mais de 4 mil irregularidades em materiais escolares, aponta Inmetro

De acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (10), a capital fica atrás apenas de Macapá–AP, que registrou 7.094 irregularidades.

Fiscalização foi realizada ao longo do mês de janeiro - Foto: Divulgação

Manaus é a segunda cidade com maior número de irregularidades em materiais escolares identificadas pela Operação Aulas Seguras, realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ao longo do mês de janeiro. Na capital amazonense, foram registradas 4.116 irregularidades.

De acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (10), a capital fica atrás apenas de Macapá–AP, que registrou 7.094 irregularidades. Foram fiscalizados 1.194.443 itens escolares em 2.532 estabelecimentos. Desses, 34.155 produtos apresentaram irregularidades, e 260 lojas foram notificadas.

Segundo o Inmetro, as principais irregularidades identificadas incluem ausência do Selo de Identificação da Conformidade, uso indevido da certificação e falta de informações obrigatórias nas embalagens. Entre os produtos com maior número de problemas estão canetas esferográficas e rollers, canetas hidrográficas, marcadores de texto, borrachas e apontadores.

A Região Norte concentrou o maior número de irregularidades no país, com 11.475 registros. Na sequência aparecem as regiões Sudeste (11.394), Centro-Oeste (6.310), Nordeste (2.507) e Sul (2.469).

Os cinco estados com maior número de irregularidades foram:

Amapá (Macapá): 7.094
Amazonas (Manaus): 4.116
Mato Grosso do Sul (Campo Grande): 2.973
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro): 2.285
São Paulo (Jacareí): 1.961

Segundo o presidente do Inmetro em exercício, João Nery, a operação tem caráter preventivo e estratégico.

“A presença de itens sem certificação ou com informações inadequadas representa um risco real, especialmente quando se trata de produtos destinados ao público infantil”, afirmou.

A Operação Aulas Seguras integra ações permanentes do Inmetro voltadas à proteção do consumidor e ao fortalecimento da vigilância de mercado.

Orientação ao consumidor

Consumidores que identificarem irregularidades podem registrar denúncia na Ouvidoria do Inmetro pelo site www.gov.br/inmetro/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria ou pelo telefone 0800 285 18 18.

Em caso de acidente ou incidente de consumo, o registro deve ser feito no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), em www.sinmac.inmetro.gov.br.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes