Ir para o conteúdo

Manaus sedia debate sobre desafios da advocacia e igualdade de gênero na profissão

A iniciativa reuniu profissionais do Direito, estudantes e representantes da sociedade civil interessados em discutir o papel e o futuro da advocacia

O encontro faz parte de uma programação especial que terá novas edições ao longo do ano

Uma ampla reflexão sobre os desafios e soluções da carreira jurídica foi realizada neste sábado, 20 de setembro, durante o evento "Debates & Experiências – Advocacia em Foco", em Manaus. A iniciativa reuniu profissionais do Direito, estudantes e representantes da sociedade civil interessados em discutir o papel e o futuro da advocacia.

Promovido pelo Escritório de Advocacia Carla Tavares, no bairro Parque 10 de Novembro, o encontro faz parte de uma programação especial que terá novas edições ao longo do ano, sempre com o objetivo de abordar temas relevantes da prática jurídica e fortalecer a aproximação entre advogados e a comunidade.

“Foi uma roda de conversa descontraída e produtiva, na qual começamos a fomentar debates importantes sobre a carreira jurídica no Amazonas. É uma honra mediar esse encontro, pois acredito que, ao compartilhar experiências, construímos caminhos coletivos para o fortalecimento da advocacia. Além disso, reencontramos colegas, fizemos networking e trocamos conhecimentos valiosos”, destacou a advogada Carla Tavares, uma das realizadoras do evento.

A advogada Elaine Bezerra de Queiroz Benayon também participou da programação, reforçando a importância de promover momentos de troca e valorização da profissão. “Tenho uma atuação muito presente nos fóruns estaduais e no Tribunal de Justiça há muitos anos e conheço bem os desafios da nossa profissão. Nossa responsabilidade é enorme: aproximar a Justiça da vida das pessoas. Por isso, encontros como este são essenciais para refletirmos e buscarmos soluções coletivas”, afirmou.

Com mais de 25 anos de atuação, Elaine Benayon ganhou destaque nacional em 2023 ao figurar entre os 34 advogados que disputaram uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo a única mulher da Região Norte e a primeira da seccional do Amazonas a integrar a lista.


Atualmente, ela também colocou seu nome à disposição para disputar a formação da lista sêxtupla para a escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), pelo critério do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM).

Elaine ainda comemorou a iniciativa da OAB-AM de votar, na próxima semana, a resolução que regulamentará o processo de formação da lista sêxtupla, mediante consulta direta, garantindo a paridade de gênero.

“Vamos viver um momento histórico, porque é a primeira vez no Brasil que uma seccional assegurará a paridade de gênero no processo de votação. Nossa seccional será pioneira. A própria Constituição fala da igualdade jurídica entre homens e mulheres, mas nesse pleito vamos vivenciar, efetivamente, o respeito à paridade”, completou.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes