Ir para o conteúdo

Manaus tem qualidade do ar considerada “péssima”

Segundo o aplicativo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar foi classificada como péssima na maioria dos bairros da cidade

Manaus está tomada por uma densa camada de fumaça, desde as primeiras horas desta terça-feira, que compromete a qualidade do ar em diversos bairros da capital. Conforme o monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a situação é classificada, em muitos pontos da cidade, como “péssimo” e “muito ruim”.

Os bairros mais afetados são: Aparecida, Morro da Liberdade, Dom Pedro, Parque 10 e Compensa.

Com essa medição, a indicação é de níveis elevados de poluentes no ar, como partículas finas (PM2.5), provenientes principalmente da queima de biomassa, que se tornam ainda mais intensas durante o período de estiagem e queimadas.

Conforme o último boletim sobre a estiagem divulgado pelo Governo do Amazonas, de junho até o dia 25 de agosto, mais de 10,451 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Sendo 868 incêndios na capital e 9,5 mil no interior do estado.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já realizou 306 embargos, totalizando 16.664,0109 hectares de áreas embargadas. Foram aplicadas multas no valor de R$ 83,9 mil com 291 autos de infração e 27 termos de apreensão lavrados, além de 161 prisões e detenções relacionadas a crimes ambientais.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes