Após 76 dias de restrição na navegação no Rio Negro devido à seca, o primeiro navio de carga de grande porte chegará a Manaus nesta terça-feira (26). A atracação será no Porto Chibatão, na zona sul da capital.
O navio Mercosul Suape, de bandeira do Brasil, deve atracar às 18h. Mais tarde, às 23h, o Log-In Jacarandá, também de bandeira brasileira, também irá aportar no terminal.
Ambos os navios estão operando com carga reduzida, transportando 2.080 contêineres, metade da capacidade total, como medida de segurança frente às condições ainda delicadas dos rios.
Os contêineres contêm cargas de componentes e peças para indústrias do Polo Industrial de Manaus e produtos para o comércio.
O Porto Chibatão considera as chegadas como “retomada do fluxo logístico” para Manaus. Desde o dia 9 de setembro o Chibatão e o Superterminais estavam operando no porto provisório de Itacoatiara (a 269 quilômetros de Manaus), até onde os navios podiam navegar devido à seca do Rio Negro. No terminal de Itacoatiara a carga era transferida para balsas que navegavam até Manaus.
De acordo o Serviço Geológico do Brasil, o nível do Rio Negro sobe, em média, 18 cm por dia. Na segunda-feira (25), a cota do Rio Negro na capital alcançou 14,25 metros, conforme a medição do Porto de Manaus.