A manifestação realizada neste domingo (6 de abril de 2025) na Avenida Paulista, em São Paulo, convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em defesa da anistia aos condenados pelos eventos de 8 de janeiro, reuniu 44,9 mil pessoas, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de São Paulo (USP). Este número representa apenas 4,5% do público estimado por aliados do ex-presidente.
Os números são do Monitor do Debate Político do Cebrap e da Universidade de São Paulo junto com a ONG More in Common. A contagem foi feita no pico da manifestação, às 15h44, a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.
A pesquisa da USP, que utilizou fotos aéreas analisadas com auxílio de inteligência artificial, indicou que o público presente na manifestação foi significativamente inferior às estimativas dos organizadores. Além disso, o número de participantes foi menor em comparação a atos anteriores convocados por Bolsonaro, como o de fevereiro de 2024, que reuniu 185 mil pessoas na mesma avenida.
Eduardo Bolsonaro tenta animar apoiadores
O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que “não seria exagero dizer cerca de 1 milhão de brasileiros” participaram do ato, baseando-se em estimativas de “jornalistas independentes dos EUA” que apontaram 700 mil participantes.
Após a frustração com as cerca de 18,3 mil pessoas que compareceram ao ato pró-anistia, na manhã de 17 de março, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, o bolsonarismo se empenhou para a realização do evento deste domingo e falou em levar 1 milhão de pessoas para a Avenida Paulista.
Para efeito de comparação, o ato em apoio a Bolsonaro e que também defendeu a anistia, realizado em 25 de fevereiro de 2024, na avenida Paulista, reuniu 185 mil pessoas, às 15h, seu horário de pico. Ou seja, o ato de hoje foi 24% daquele realizado pouco mais de um ano atrás.

Os outros atos
- 18,3 mil em 16 de março de 2025 - Protesto de apoiadores de Bolsonaro em Copacabana. Foi marcado pelo pedido de anistia condenados pelo 8 de Janeiro
- 45,7 mil em 7/09 de 2024 - Protesto de apoiadores de Bolsonaro na Av. Paulista, em São Paulo. O ato pediu o impeachment de Alexandre de Moraes e teve público abaixo do esperado.
- 32,7 mil em 21/4 de 2024- Ato em Copacabana no feriado de Tiradentes. Foi marcado por falas de cunho religioso e ataques a Lula.
- 185 mil em 25/02 de 2024 - Ato na Av. Paulista. Evento foi em apoio a Bolsonaro, em meio às investigações da PF por suposta tentativa de golpe.
- 32,6 mil em 7/09 de 2022 - Manifestação na Av. Paulista convocada por Bolsonaro para impulsionar a campanha à reeleição ao Planalto.
- 64,6 mil em 7/09 de 2022 - Manifestação em Copacabana, no Rio. O ato em homenagem ao Bicentenário da Independência virou evento de campanha à reeleição.