O prazo para inscrições no concurso para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP) foi prorrogado até 30 de julho, oferecendo mais tempo para técnicos de nível médio que desejam seguir a carreira militar na Marinha do Brasil (MB). Ao todo, são oferecidas 400 vagas, distribuídas em diversas especialidades das áreas ligadas à gestão administrativa, operativa e de saúde da Marinha.
Para participar, o candidato deve ser brasileiro, de ambos os sexos, e ter entre 18 anos e menos de 25 anos de idade até 30 de junho de 2026. Também é necessário ter concluído ou estar em fase de conclusão de curso técnico de nível médio, além de estar registrado no respectivo órgão fiscalizador da profissão, quando houver, até a data da efetivação da matrícula no curso.
As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha. O edital contempla diversas áreas e especialidades relacionadas com as atividades técnicas ou administrativas da Força, e tem como objetivo preencher o Quadro Auxiliar Técnico de Praças (QATP) e o Quadro Técnico Industrial de Praças (QTIP), conforme a distribuição apresentada nas tabelas abaixo.
O edital ressalta que, além das titulações relacionadas para cada especialidade, poderão ser considerados válidos os documentos comprobatórios de conclusão de cursos técnicos de nível médio cujas denominações anteriormente utilizadas constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (4ª Edição), disponível no sítio eletrônico do Ministério da Educação (MEC), na Internet em https://cnct.mec.gov.br/cursos.
No caso do candidato apresentar documento comprobatório de curso superior, o documento publicado informa que será realizada consulta técnica à Organização Militar Orientadora Técnica (OMOT) da especialidade, que avaliará se a grade curricular do curso superior do candidato abrange toda a grade do curso médio previsto no Edital, incluindo as práticas e experiências exigidas.
O edital, com o cronograma e as etapas do processo seletivo, está disponível no site do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM).