Um vaquinha virtual que está sendo feita pela médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello está sensibilizando a sociedade de Manaus e, ao mesmo tempo, criando um clima de indignação. Na campanha que ela convencionou chamar de ‘força-tarefa do bem”, Mônica pretende arrecadar R$ 50 mil para a compra de três equipamentos essenciais para o tratamento de mulheres com câncer, que serão doadas à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON).
— Esse aparelhos são necessários para a mastectomização de mulheres em tratamento de câncer possibilitando, assim, que muitas vidas sejam salvas – explica a Dra. Bandeira de Mello.
Médica ginecologista do FCecon há 29 anos, a Dra. Mônica Bandeira de Mello adverte que o Amazonas é o campeão brasileiro de câncer de colo uterino. Uma doença 100% evitável”.
— As nossas estatísticas são inadmissíveis. Vinte e três mulheres morrem todos os meses, deixando centenas de filhos órfãos todos os anos. Dezenas de mulheres precisam todos os dias de uma pequena cirurgia chamada conização, que evita esse tipo de câncer –, disse a médica.
Mônica observa que o FCecon é o único hospital referência no Estado do Amazonas que realiza esse tipo tratamento.
— Faço um apelo a toda a sociedade civil, em nome de todas aquelas que precisam e não têm acesso a esse tipo de cirurgia. Convido a todos a uma força tarefa do bem na FCecon para a doação dos três equipamentos essenciais, no total de R$ 50 mil, possibilitando mastectomizações. Assim, muitas vidas serão salvas –, apela a médica.
Os três aparelhos necessários para a realização da conização são a Mesa Ginecológica com Mocho; Colposcópio e Bisturí de Alta Frequência.
Para quem estiver disposto a se solidarizar com a campanha da Dra. Mônica Bandeira de Mello, o número da conta é: Banco do Brasil. Agência 03563, Conta Corrente 400092.