Mais de cinquenta médicos, egressos da segunda turma de Medicina da antiga UA, hoje UFAm – Universidade Federal do Amazonas, se reencontram em Manaus para comemorar cinquenta anos de formados. A programação teve início dia 17 e se estenderá até 20 de novembro.
A turma de Medicina de 1972 é formada por dois grupos de diferentes origens. Os amazonenses, que aqui passaram no vestibular em 1966 e os estudantes de diversos outros estados do país, aprovados no mesmo ano para o curso de medicina mas que excediam o numero de vagas disponíveis nas respectivas universidades. A UA recebeu então esses estudantes vindos principalmente do Sul, Sudeste e Centro Oeste que, em Manaus deram início ao curso e formaram as primeiras “repúblicas” de estudantes.
Muitos retornaram à terra natal quando foi possível dar continuidade aos estudos e concluir o curso, outros retornaram às suas cidades já formados pela UA.
“ Alguns estudantes gostaram do jaraqui e ficaram por aqui”
Alguns desses estudantes que aceitaram o desafio de vir tentar o vestibular na Universidade do Amazonas (UA), casaram-se, constituíram família e junto aos colegas amazonenses, tornaram-se nomes de referência na área de saúde do Amazonas e na formação de novos médicos.
— Mas, como diz a expressão amazonense, alguns gostaram do jaraqui e ficaram por aqui ם, comenta, bem humorado, o médico Marcus Barros, amazonense de Eirunepé.
Aos 50 anos de exercício da medicina somam-se os seis anos de convivência na faculdade, para grande parte dessa turma, que mantém os laços de amizade até hoje, fortalecidos pelos encontros a cada cinco anos desde a formatura em 1972.
O ponto alto da programação deste Jubileu de Ouro será marcado por três eventos. O primeiro será a Missa em Ação de Graças que será realizada as 19 horas do dia 18, sexta-feira, na Catedral Metropolitana de Manaus, (onde também foi celebrada a Missa de Formatura da turma, há 50 anos atrás). Já neste sábado, dia 19, a grande festa de celebração será realizada no Morada Buffet, a partir das 20 horas. No domingo, 20, a partir das 11:horas, o médico Jesus Pinheiro receberá todos em sua casa da Vivenda Verde, para o almoço de ”bota-fora” recheado de muita música, homenagens, recordações, alegria, discursos, abraços e despedidas.