A família de Emanoel da Costa Fernandes confirmou, neste sábado (3), o desligamento dos aparelhos que mantinham seus órgãos funcionando. A morte cerebral havia sido constatada na sexta-feira (2). Emanoel foi uma das cinco vítimas atropeladas durante uma corrida de rua realizada na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Ele estava internado no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio.
Segundo familiares, o coração de Emanoel parou de bater e, diante do quadro irreversível, foi tomada a decisão pelo desligamento dos equipamentos de suporte vital.
A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), onde Emanoel trabalhava, publicou uma nota nas redes sociais lamentando a perda do jovem:
"O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas recebe com profundo pesar a confirmação do falecimento do industriário Emanuel da Costa Fernandes, ocorrido na tarde deste sábado, 3 de maio de 2025, após ter sido atingido por um veículo na Corrida do Dia do Trabalhador. Reiteramos nossas condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável."
O caso
Emanoel e outras quatro pessoas foram atropeladas por um carro conduzido por Aleff Jardeu Oliveira durante uma corrida de rua ocorrida na madrugada de quinta-feira (1º), em Manaus. O motorista invadiu a pista no momento em que os atletas participavam da prova.
Aleff foi preso em flagrante e encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Segundo a Polícia Civil, o teste do bafômetro confirmou que ele estava embriagado. A Justiça decidiu, nesta sexta-feira (2), manter a prisão do suspeito após audiência de custódia.