A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (07/11), uma mulher, de 41 anos, pelo crime de maus-tratos contra dois cães, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.
De acordo com a delegada Juliana Viga, as diligências começaram após o recebimento de uma denúncia feita pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), informando que dois cachorros estavam em risco de vida em uma propriedade particular. Com base nas informações, a equipe policial foi até o local para verificar a situação.
“Um dos cães apresentava secreção purulenta nos olhos e sinais de desnutrição. O animal estava desfalecendo, sem o globo ocular, com presença de parasitas, feridas abertas, dificuldade de locomoção e demonstrando intensa dor. Ele foi encaminhado ao Hospital Público Veterinário do Amazonas, onde permanece sob cuidados médicos”, relatou a delegada.
Ainda conforme Juliana Viga, o outro cão aparentemente estava repleto de parasitas, mas também foi levado ao hospital para a realização de exames. Durante a inspeção, os policiais constataram que na residência não havia água nem alimento disponível para os animais, o que evidenciou uma situação de abandono e negligência por parte da tutora.
Durante a ação, a mulher afirmou que os cães não pertenciam a ela, apesar de estarem dentro de sua residência. Ela foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais e será encaminhada à audiência de custódia, onde permanecerá à disposição da Justiça.