Ir para o conteúdo

Multas de trânsito em Manaus podem ser pagas no cartão de crédito

O sistema está disponível no Portal de Mobilidade Urbana de Manaus

Desde 13 de setembro, motoristas de Manaus podem pagar multas de trânsito emitidas pela prefeitura em até 12 parcelas no cartão de crédito. O serviço foi desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) para o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu).

O sistema está disponível no Portal de Mobilidade Urbana de Manaus, acessível pelo endereço https://portalmobilidade.prodam.am.gov.br/, na aba “Consulta e Pagamento de Multas”. Além da opção de cartão de crédito, também é possível realizar o pagamento em Pix e boleto bancário.

Segundo o diretor-presidente da Prodam, Ransés Gadelha, a solução foi desenvolvida para viabilizar o pagamento das multas de forma mais flexível para os condutores, sempre com foco na segurança da operação.

“O desenvolvimento seguiu os padrões das certificações ISO 27001 e ISO 27701, que orientam todas as soluções tecnológicas da Prodam e garantem a proteção e a privacidade dos dados dos cidadãos”, disse.

Para o diretor-presidente do Immu, Arnaldo Flores, a ação moderniza os serviços de trânsito e aproxima a gestão da população. “O nosso objetivo é oferecer mais praticidade ao cidadão, que agora pode resolver tudo de forma on-line, com segurança, rapidez e a possibilidade de parcelamento”, afirmou.

Passo a passo

Segundo o analista de sistemas do Departamento de Sistemas de Trânsito da Prodam, Paulo Victor Penafort, para acessar a nova funcionalidade, o usuário deve informar os dados do veículo: Renavam, chassi ou o número do auto de infração. Ele explica que ao inserir as informações do veículo, o sistema apresenta todas as infrações registradas e o usuário pode escolher a forma de pagamento mais conveniente.

“Atualmente, a baixa do pagamento é processada uma vez ao dia, com exceção dos fins de semana. Mas o prazo deve cair para poucos minutos no próximo semestre, quando a instituição financeira parceira disponibilizar uma funcionalidade de mensageria que tornará a baixa praticamente instantânea”, explicou o analista.

Ainda de acordo com Penafort, nos próximos meses, o Portal de Mobilidade Urbana de Manaus deve ganhar novas funcionalidades, incluindo a possibilidade de realizar a defesa e o recurso de multas totalmente on-line.

“A iniciativa pretende simplificar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços de trânsito, evitando deslocamentos e agilizando processos administrativos”, afirmou.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes