Ir para o conteúdo

Municípios discutem desafios e oportunidades do turismo no interior do Amazonas

Mais de 80 pessoas, entre gestores municipais, profissionais do setor e estudantes, participaram do debate

A roda de conversa foi mediada pela diretora de Turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), promoveu uma roda de conversa sobre os desafios e oportunidades do turismo no interior do estado, como parte da programação do 3º Festival Amazonas de Turismo, que se encerrou no sábado (17/05). O encontro contou com a participação das secretarias de Turismo dos municípios de Careiro Castanho, Novo Airão e Parintins.

Mais de 80 pessoas, entre gestores municipais, profissionais do setor e estudantes, participaram do debate, que abordou temas como o fortalecimento das parcerias locais, o envolvimento do trade turístico e a importância da capacitação contínua para os profissionais do setor. A roda de conversa foi mediada pela diretora de Turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha.

"Falamos sobre infraestrutura, gestão pública, sazonalidade, conectividade e a necessidade de mais investimentos. Também abordamos a importância de inserir o turismo como uma pauta principal nas políticas públicas. Foi muito gratificante ver a sala cheia, com tantas pessoas interessadas em contribuir para o avanço do turismo no nosso estado", afirmou Emmanuelle.

Diretamente do município de Careiro Castanho, a secretária de Turismo, Neuzilena Macena, compartilhou a experiência na formação de um Conselho Municipal de Turismo ativo e no fortalecimento das parcerias com o setor privado. "No início, tivemos que conquistar a confiança dos empreendedores e mostrar que o turismo é uma oportunidade de desenvolvimento para todos. Hoje, temos um conselho consolidado e o apoio da comunidade", explicou.

A turismóloga Suzianne de Oliveira, do município de Novo Airão, destacou a importância de ouvir as demandas da comunidade e adaptar as políticas públicas às realidades locais. "Nós precisávamos convencer os moradores de que o turismo poderia transformar nossa cidade. Hoje, somos reconhecidos pela excelência no atendimento e pela valorização dos produtos locais", afirmou.

Já a secretária de Turismo de Parintins, Karla Vianna, ressaltou que o sucesso do turismo no município vai além do Festival de Parintins, destacando a necessidade de qualificação contínua para atender visitantes e promover novos atrativos. "O turismo é uma oportunidade de desenvolvimento econômico, mas também de valorização cultural e social", destacou.

A CEO da Agência Partyu Brasil, Patrícia Cardoso, que veio de São Paulo para participar do evento, elogiou o debate. "Participei da palestra que fala sobre as dificuldades no interior aqui do Amazonas. Achei muito enriquecedora. É sempre bom a gente saber, não só as partes boas, mas também as dificuldades, para que de alguma forma todo mundo consiga ajudar a crescer o turismo no nosso país e no nosso Amazonas", destacou.

Festival Amazonas de Turismo
O 3º Festival Amazonas de Turismo reuniu 22 municípios e ofereceu uma programação diversificada, incluindo exposições, apresentações culturais e palestras voltadas ao fortalecimento do turismo regional. Os municípios participantes tiveram a oportunidade de promover suas belezas naturais, cultura e produtos artesanais, reforçando o potencial turístico do Amazonas.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes