Ir para o conteúdo

Museu do Seringal comemora 22 anos com programação especial e visitação gratuita

Uma rica experiência cultural aguarda pelo público nesta sexta-feira (16/08); os visitantes farão uma imersão no período áureo do ciclo da borracha

O objetivo da programação é mostrar para toda a sociedade a importância do Museu

O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado no igarapé São João – afluente do igarapé do Tarumã-Mirim, na área rural de Manaus, comemora 22 anos de aniversário nesta sexta-feira (16/08). Das 9h às 15h, os visitantes poderão desfrutar de uma programação dedicada a oferecer uma experiência incrível em um mergulho histórico no período áureo da borracha. O objetivo é mostrar para toda a sociedade a importância do Museu e todo seu contexto histórico que reverberou o mundo. Neste dia, o museu do seringal estará com entrada gratuita a todos os visitantes.

O espaço cultural administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai receber os moradores das comunidades ribeirinhas, como uma forma de agregar o sentimento de pertencimento ao local como espaço interativo conhecendo sua própria identidade histórica. Na data comemorativa, o Museu do Seringal vai contar com a participação de 60 alunos do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM).

O público alvo são as comunidades Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Livramento e Ebenézer, que são comunidades próximas ao Museu, além do público em geral.

A diretora do departamento de gestão de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Aline Santana, enfatiza que o Museu do Seringal Vila Paraíso é um espaço imersivo, um lugar aberto e ao ar livre, localizado na zona rural da cidade, que proporciona aos visitantes, (seja comunidade local, turista nacional ou internacional), uma experiência e vivência do modo de vida do seringueiro, permeado por histórias como a extração do látex e a fabricação da borracha.

“Comemorar o aniversário de 22 anos desse importante equipamento cultural, é continuar oportunizando à população em geral a sensação e poder de pertencimento, pois o museu é de todos e para todos. Então, venha, compareça no próximo dia 16 de agosto, para comemorar conosco esse momento especial. Estão todos convidados!”, chama a diretora.

Programação

Durante a visita ao Museu, o público vivencia uma experiência histórica com a oportunidade de conhecer o Museu do Seringal Vila Paraíso de perto e aprender um pouco sobre seu contexto histórico.

Às 9h acontece a Missa em Ação de Graças, que será celebrada pelo padre da comunidade Nossa Senhora de Fátima. Às 10h, será cantado os parabéns ao museu, com a participação de 60 alunos do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) e de comunitários das proximidades, além de visitantes do museu e, das 11h às 15h, haverá a visita mediada ao museu.

Museu do Seringal Vila Paraíso

O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado no igarapé São João, na área rural de Manaus, foi inaugurado no dia 16 de agosto de 2002. O espaço reproduz um seringal do final do século 19 e início do século 20, época do ciclo da borracha e período de grande ascensão econômica do Amazonas. O museu retrata um modelo econômico da região amazônica que teve grande impacto no mundo.

É um espaço único, onde os visitantes podem aprender sobre todo o processo de extração do látex das seringueiras até a fabricação da borracha. Essa atividade proporciona uma rica experiência cultural e educativa, permitindo aos visitantes entenderem a importância da borracha na história da Amazônia e suas consequências sociais e econômicas.

Como chegar?

A chegada ao Museu é realizada somente por via fluvial. O visitante inicia a viagem na Marina do Davi, na estrada da Ponta Negra. Algumas linhas de ônibus do transporte público passam pelo local, como 120, 450, 542, 641. O tempo de viagem saindo da Marina do Davi até chegar ao Museu do Seringal Vila Paraíso é de, aproximadamente, 30 minutos.

Ao chegar na marina, é necessário embarcar em uma das lanchas da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), que faz o transporte dos visitantes até o local. Cada trecho custa R$ 21 por pessoa. Horários de saída têm intervalos médios de uma hora.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes