Em uma festa democrática que respeitou o distancimento entre as pessoas, obrigou o uso de máscara, manteve os candidatos a vereadores dentro de seus carros e disparou fogos de artifícios sem barulho, o Avante realizou sua convenção no final de tarde desta quinta-feira, 10/09, no espaço Via Torres – na Avenida das Torres, Z ona Leste de Manaus –, que confirmou o nome do candidato a prefeito David Almeida e do vice, Marcos Rotta (Democratas) .
A campanha para as eleições de 15 de novembro começou quente, com David alertando o eleitor que votar novamente em Amazonino Mendes (Podemos), pré-candidato que lidera as pesquisas de intenção de votos, seria como escalar o Zico para resolver os problemas da seleção do Tite.
— Ora, o tempo do Zico e já passou, assim com passou o tempo do Amazonino –, comparou o candidato do Avante, fazendo questão de ressaltar que não queria agredir nenhum adversário.
Já o candidato a vice Marcos Rotta, disse que o atual prefeito, Arthur Virgílio (PSDB) “é um expert em se aproveitar das pessoas, sugar as pessoas. "Eu diria, inclusive, que o Arthur é um vampiro político”, detonou Rotta para ilustrar os motivos que o afastaram do ninho tucano.
— Me tiraram a oportunidade de ser candidato em 2016, em 2018; me tiraram a secretaria de infraestrutura; me tiraram a grande e real chance real de ser candidato ao governo em 2018... Mas, mas não podem me tirar os quatro anos que passei dentro da prefeitura – desabafou o candidato do DEM.
Apoio
Estiveram presentes no palanque apenas os dois candidatos, o presidente nacional do Avante Luís Tibe, o presidente do DEM no Amazonas, Pauderney Avelino e o chefe de cerimônia, que insistia a todo momento para que os candidatos a vereadores acendessem os faróis de seus carros e metesse a mão na buzina. No total eram 300 vereadores dos cinco partidos que fazem parte da coligação – Avante, Democratas, PMB, PROS e PTC.
A comitiva chegou ao local da Convenção às 17h51 – isto é, com mais de 50 minutos de atraso –, sendo recebido por um buzinaço ensurdecedor. A entrevista foi realizada atrás do palanque, com candidatos e jornalistas respeitando o uso da máscara.
— Ser candidato a prefeito da cidade onde vocês nasceu, cresceu e vive é um grande privilégio. Eu e Rotta temos afinidade suficiente, responsabilidade suficiente para enfrentar essa jornada – disse David, que fez questão de nominar seus inimigos na luta que pretende travar se eleito:
— Seremos implacáveis com os nosso inimigos, que são o transporte público, a mobilidade urbana e saúde básica. Estes são os nossos adversários, dentre outros.
Diante da provocação de que se aliançara com atual não vice prefeito de Arthur e que, mesmo assim, fazia críticas à atual administração, David perguntou se poderia responder no lugar de Rotta. E respondeu:
— Quando teve autonomia, Marcos Rotta foi muito exitoso. Você Rotta, foi um trabalhador; você, uma pessoa preocupada com os problemas da cidade, estava trabalhando muito e acabou incomodando. Essa é a realidade – , justificou David em defesa de seu vice.
Em seguida, o candidato do Avante disse que na sua prefeitura será diferente, porque o vice vai ter voz, voto e participação.
— Vamos ter dois candidatos a prefeito. E, se a população de Manaus assim entender, nós teremos dois prefeito. Manas é muita grande para sofrer problemas de egos e vaidades –, advertiu David Almeida.